A Comissão sobre Drogas Narcóticas (CND) foi estabelecida pela resolução 9(I) do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) em 1946, para auxiliar o ECOSOC na supervisão da aplicação dos tratados internacionais de controle de drogas. Em 1991, a Assembleia Geral (AG) expandiu o mandato da CND para funcionar como o órgão dirigente do UNODC ( A/RES/46/104 ). A agenda da CND tem dois segmentos distintos: um segmento normativo para cumprir funções normativas e baseadas em tratados; e um segmento operacional para exercer o papel como órgão dirigente do UNODC.
A CND se reúne anualmente e adota uma série de decisões e resoluções. Reuniões intersessionais são convocadas ao longo do ano. Perto do fim de cada ano, a Comissão se reúne em uma sessão reconvocada para considerar questões orçamentárias e administrativas como o órgão dirigente do programa de drogas das Nações Unidas.
Em 2019, a Comissão adotou a Declaração Ministerial sobre o Fortalecimento de ações nos níveis nacional, regional e internacional para acelerar a implementação de compromissos conjuntos feitos para abordar e combater conjuntamente o problema mundial das drogas . Na Declaração, os Estados-Membros decidiram rever o progresso feito na implementação dos compromissos de política em 2029, com uma revisão de meio de período em 2024. A Comissão trabalha ativamente no acompanhamento da Declaração Ministerial de 2019, para acelerar a implementação de todos os compromissos internacionais de política de drogas.