Notícias em Cidade

Coalizão quer diminuir em 30% o consumo de drogas na região sul de São José Voltar

por:

13/12/2017

A Prefeitura de São José prepara a primeira ofensiva envolvendo a comunidade contra o uso de drogas e álcool entre adolescentes. A meta é reduzir em 30% o envolvimento de jovens nessa área.

Para tanto, a região sul da cidade, que é recordista em apreensão de adolescentes no interior de São Paulo, foi escolhida para receber o programa Coalizão Comunitária.

No Vale do Paraíba, o programa foi implantado em quatro cidades (Pindamonhangaba, Taubaté, Ubatuba e Jacareí) e está na fase de preparação final em São José e Cruzeiro, com formação de equipes de voluntários.

Em São José, depois da realização de uma palestra de formação na semana passada, na Casa do Idoso Sul, a diretora da entidade Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, Eliane Marcondes, irá fazer o primeiro treinamento de líderes da região sul na próxima sexta-feira.

Ainda não se sabe o número de voluntários que topará participar do programa, que trabalha com prevenção a álcool e drogas e atua diretamente em escolas, igrejas e comércios nos bairros.

Um dos trabalhos é orientar os proprietários de bares a não venderem bebidas alcoólicas a menores de idade e exigirem a apresentação da identidade, por exemplo. De acordo com Eliane, as pessoas treinadas tornam-se multiplicadoras dos métodos da Coalizão e formam outros voluntários.

Venda de álcool para adolescentes é uma das principais preocupações, diz diretora

Em geral, a atuação da Coalizão Comunitária na região reduziu em 30% os adolescentes envolvidos com álcool e drogas. "Nas cidades que já têm Coalizão, o índice de redução de drogas em festas e comércios é de 30%", diz a diretora Eliane Marcondes. "O álcool lidera o uso entre jovens e as pessoas não estão tomando conta disso".

Fonte: http://www.ovale.com.br/_conteudo/2017/12/nossa_regiao/25803-coalizao-quer-diminuir-em-30-o-consumo-de-drogas-na-regiao-sul-de-sao-jose.html