Notícias em Cidade

Associação promove atividades para combater o uso de drogas Voltar

19/10/2017

Com o objetivo de atender as demandas da região, a Associação Pró-Coalizões iniciou na Escola Estadual Professor Pedro Silva, em Pindamonhangaba, o projeto “Pinda Bairro”. Nesta iniciativa, os alunos participam de diferentes oficinas temáticas e de diversas atividades que abordam assuntos relacionados ao combate e à prevenção ao uso de drogas.
Uma das propostas do projeto foi reduzir os índices apontados por uma pesquisa realizada com cerca de 100 estudantes (a partir de 15 anos de idade) da região do bairro das Campinas, que revelou que 63% deles já tinham tido contato com álcool e 32% deles, com cigarro de maconha.
“A ideia da iniciativa é formar os alunos como protagonistas sociais para que eles possam dar continuidade a esse projeto”, explica a coordenadora de projetos da ‘Coalizões’, Carmen Oliveira Peresque.
O professor de oficinas audiovisuais, Alexsander dos Santos, conta que “a gente começou no ano passado, e no final do ano quando fizemos uma gravação, eles ficaram muito entusiasmados e gostaram muito dessa união da arte com a tecnologia”, explica o professor, que utiliza temas relacionados à prevenção nas aulas.
A estudante Vitória Emanuele dos Santos, participa das oficinas no projeto “Pinda Bairro”, e fala sobre a importância do projeto para seu desenvolvimento e relacionamento familiar. “Na minha família tem várias pessoas que passaram por difíceis situações devido às drogas”, relata a estudante, que aprende a lidar com esse tipo de situação nas oficinas.
A Associação Pró-Coalizões iniciou suas atividades há cerca de oito anos em Pindamonhangaba e por meio de oficinas temáticas, eventos de mobilização, blitz em comércios e ações de setores envolvidos, busca promover um trabalho de conscientização e de prevenção às drogas lícitas e ilícitas.
Em 2016, a presidente da associação em Pinda, Eliane Marcondes, representou a cidade em uma sessão especial na ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York. Na oportunidade, foram discutidas novas perspectivas de políticas sobre drogas. “Eu fui indicada para falar da realização do trabalho das Coalizões no Brasil, partindo da cidade piloto que foi Pinda e que hoje já se aproxima de 30 Coalizões em diferentes estados do Brasil”, explica Eliane.

Origem do projeto
Em novembro de 2008, Eliane idealizou a primeira Coalizão no Brasil, em Pindamonhangaba. A cidade em que ela caracteriza como piloto das coalizões, se expandiu para o Brasil inteiro.
Segundo a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o trabalho de prevenção da associação no município pode ser caracterizado como exemplo de eficiência na prevenção. Dentro desse contexto, uma pesquisa revelou que no Brasil, o índice de redução de uso e de abuso de drogas é de 85 %, e somente em Pinda é de 56%. Isso mostra o resultado do trabalho de conscientização e de prevenção desenvolvido pela associação não só no projeto “Pinda Bairro”, mas em todo o município e no País.

Fonte: http://jornaltribunadonorte.net/noticias/associacao-promove-atividades-para-combater-o-uso-de-drogas/